Situado nos municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas no estado do Maranhão - Brasil, está o Pólo Parque dos Lençóis. Lá, o principal atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-lo, saiba que é um verdadeiro paraíso ecológico, com 155 mil hectares onde irá encontrar dunas, rios, lagoas e manguezais. Suas paisagens são deslumbrantes com imensidões de areias que se assemelham a verdadeiros desertos, porém diferentemente destes, lá chove bastante garantindo os belíssimos lençóis. Há também muitas lagoas famosíssimas tais como a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita,, e saiba que isso não é tudo há ainda diversos outros pontos lindos.
Na geografia local, o que mais chama atenção são as áreas de dunas, chamadas de “morarias”. Resultam da particular combinação de ventos, ondas, correntes marinhas e fina areia de quartzo. Na sede de Barreirinhas, nas margens do Rio Preguiças e nos “Pequenos Lençóis” as dunas chegam a atingir a altura de pequenos prédios. Junto a cada duna geralmente, abrigam-se lagoas de água doce e transparente, mas as maiores e mais incríveis dunas estão no interior do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O movimento do vento, sobretudo no verão, mantém a areia em constante deslocamento. Dunas avançam o mangue que as circundam, assoreando rios e soterrando regiões. Dizem que os Caetés abandonaram a aldeia soterrada pelas dunas, mas com a mesma velocidade que porções são cobertas, em outras o mangue surge… é a natureza seguindo seus ritmos.
Fonte:Tem Dicas / Maranhão Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário