Seja um seguidor(a)

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Estudos Bíblicos - Quando o Diabo Se Levanta Contra Nós

"Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.E disse Davi a Joabe e aos maiorais do povo: Ide, numerai a Israel, desde Berseba até Dã; e trazei-me a conta para que saiba o número deles.Então disse Joabe: O SENHOR acrescente ao seu povo cem vezes tanto como é; porventura, ó rei meu senhor, não são todos servos de meu senhor? Por que procura isto o meu senhor? Porque seria isto causa de delito para com Israel.Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; por isso saiu Joabe, e passou por todo o Israel; então voltou para Jerusalém.E Joabe deu a Davi a soma do número do povo; e era todo o Israel um milhão e cem mil homens, dos que arrancavam da espada; e de Judá quatrocentos e setenta mil homens, dos que arrancavam da espada.Porém os de Levi e Benjamim não contou entre eles, porque a palavra do rei foi abominável a Joabe."(1 Crônicas 21:1-6)

Esse texto narra um levante de Satanás contra o povo de Israel que trouxe conseqüências terríveis para Davi, o rei, e para toda a nação.

O diabo é, e sempre será, o nosso adversário. O próprio nome “Satanás” significa isso. Mas, há alguns momentos em que o diabo se levanta contra nós. Trata-se de um ataque efetivo, específico, em momentos cruciais e precisamos estar atentos a isso.

Quando Satanás se levanta?


Ele se levanta em momentos de conquista;

Ele se levanta quando você está prestes a começar alguma coisa grande para Deus;

Ele se levanta quando você decide buscar mais a Deus;

Ele se levanta quando você está distraído, comemorando uma grande vitória;

Ele se levanta quando você decide andar em santidade;

Ele se levanta quando você recebe grandes promessas de Deus.

Nos capítulos anteriores a I Cr 21, vemos algumas dessas coisas acontecendo: a arca sendo enfim levada pra Jerusalém, promessas maravilhosas de Deus sendo feitas a Davi, vitórias militares, conquistas, vitórias sobre gigantes... E então, começa o cap. 21 dizendo que “Satanás se levantou contra Israel.”

O que Davi fez de errado pra atrair o levante do inimigo? 

Na verdade, Davi fez uma coisa lícita com a motivação errada e do jeito errado! Esse é um grande perigo!

Um recenseamento: esse era o plano de Davi.

Orgulho: essa era a sua motivação!

Davi queria saber do seu poderio militar. Por isso, Joabe se opôs num 1º. momento à ordem do rei. Joabe percebeu que a motivação de Davi não era santa, mas sim, maligna. Satanás é especialista em orgulho, por isso, pra ele não é nada difícil nos levar a cair no mesmo pecado que o levou à queda. Cuidado: o orgulho precede a ruína. ( Pv.16:18 )

Quando formos fazer algo para o Senhor, precisamos consultar o nosso coração e investigar nossas reais motivações. Mas, como o coração é enganoso e perverso, precisamos também consultar o Espírito Santo de Deus, pra que Ele nos sonde e veja se há em nós algum caminho mau.

Mas, não basta ter a intenção certa. É preciso fazer as coisas do jeito de Deus, da maneira certa!! Havia um jeito de Deus pra fazer um recenseamento. Em Êxodo 30:11-16, lemos essa orientação.

Quando o recenseamento fosse feito, cada homem deveria trazer ao Senhor uma oferta de resgate pela sua vida. A oferta estipulada por Deus era a maneira de quebrar qualquer possibilidade de orgulho do rei. Cada um pagaria um resgate pela sua vida para se lembrar que a sua vida pertence ao Senhor, e não ao rei.

Há duas coisas que Deus usa pra quebrar o nosso orgulho: oração e oferta. Quando oramos, dizemos: “Eu preciso do Senhor”. Quando ofertamos, dizemos: “tudo o que temos é do Senhor”.

Como líder, você precisa vigiar: Se Satanás se levantar contra você, ele poderá levá-lo a fazer algo lícito de maneira totalmente equivocada. Por isso, aprenda a andar debaixo de comandos.

A conseqüência do pecado veio. Davi tinha um caráter de homem de Deus, por isso, assim que o profeta o procurou ele se conscientizou do seu pecado e se arrependeu. Deus lhe deu a possibilidade de escolher a punição. Nem sempre o nosso arrependimento nos exime da punição. Ele escolhe o castigo, baseado no caráter misericordioso do Deus que ele tanto conhecia.

A punição vem.....70.000 israelitas morrem! Quando o líder peca, as ovelhas sofrem e morrem! Há tristeza, luto e prejuízo. Davi gastou de 7.200 Kg de ouro.

Mas Deus, poderoso como Ele é, transformou toda essa tristeza num memorial, porque o lugar onde a praga cessou, onde Davi ofereceu sacrifícios, a eira de Araúna, mais tarde se tornou o lugar do templo.

Satanás continua se levantando contra homens e mulheres de Deus, querendo atrair morte, tristeza e prejuízo no meio do povo. Vigie! Vacine-se contra os levantes de Satanás sobre a sua vida e o seu ministério!

Fonte:Ibvidanova

Nenhum comentário:

Veja também:

POSTAGENS RECENTES