Seja um seguidor(a)

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Ilustrações - O Mal Da Mentira

Na cidade de São Paulo, em casa de um homem de grande projeção social, empregou-se uma japonesinha. Um dia o chefe da família, chegando do trabalho, começou a almoçar e não queria ser perturbado, Quando o telefone tocou. A empregada foi atender e voltou imediatamente, comunicando ao patrão que alguém queria falar-lhe. Ele disse prontamente:

– Diga que não estou.

A menina teve um estremecimento. De olhos bem abertos e espantados, fitou o cavalheiro por um momento e perguntou-lhe com voz humilde e respeitosa:

– Desculpe, o senhor não quer que eu diga que o senhor está ocupado?

– Não, diga que não estou, e acabou-se!

– O senhor me desculpe, mas não posso dar esse recado.

– Por quê?

– Porque sou cristã.

– E que é que tem isso?

– Tem que a minha religião me ensina que não devo mentir. O senhor me desculpe, mas deixarei hoje o emprego, porque sei que assim não podemos combinar.

O chefe da casa levantou-se, foi atender ao telefone e passou o dia humilhado, mas impressionado com aquela demonstração de fidelidade de uma empregada humilde.

Comentando o fato em conversa com um amigo, ele dizia: – Eu me sinto amesquinhado. Aquela menina está aqui longe dos parentes; se eu a puser na rua, ela não tem onde cair morta. No entanto, teve coragem de sacrificar tudo, tudo, por amor à verdade; e eu, que desfruto da posição social que tenho, ordenei que ela mentisse!

A japonesinha que deu este testemunho de fidelidade até hoje não sobe o quanto isso abalou e continua a abalar a consciência do patrão. Um testemunho bem dado é sempre assim. Produz efeitos muito mais amplos do que se pode imaginar.

À tarde, regressando à casa, o chefe se dirigiu à empregada nestes termos:

– Se você pretende sair por causa do que aconteceu à hora do almoço, não é preciso, pois eu lhe prometo que esse fato não se repetirá mais. Agora sei até que ponto vai a confiança e a consideração que você deve merecer.

Num mundo como o nosso, em que as mentiras convencionais são muito comuns, o testemunho de fidelidade dessa fiel cristã é, de fato, maravilhoso.

Fonte: Revista Únitas

Nenhum comentário:

Veja também:

POSTAGENS RECENTES