Seja um seguidor(a)

sábado, 9 de novembro de 2013

Antes e Depois - Valdemiro Santiago

Nome Completo: Valdemiro Santiago de Oliveira
Data De Nascimento: 2 de novembro /1963
Cidade Onde Nasceu: Palma/ Minas Gerais - Brasil
Família: Franciléia Santiago (esposa), Juliana Santiago (filha) e Raquel Santiago (filha)
Igreja: Igreja Mundial Do Poder De Deus

Valdemiro Santiago de Oliveira é natural de Cisneiros, distrito de Palma, na Zona da Mata de Minas Gerais, a 400 quilômetros de Belo Horizonte. Estudou até o quinto ano do ensino fundamental.

No dia 21 de Maio de 1996, Valdemiro e mais alguns companheiros saíram de barco para pescar em alto mar. Quando já se encontravam cerca de três quilômetros da praia, perceberam que o barco estava mais pesado do que o normal. Quando estavam a 20 quilômetros da praia, a água entrava no porão e o barco começou a afundar. Valdemiro teria distribuído os três coletes salva-vidas entre os seus companheiros, disse para eles que ficassem na bóia do barco que ele nadaria em direção a praia a fim de conseguir ajuda. Dois de seus companheiros que decidiram segui-lo a nado desapareceram nas águas.
Valdemiro conta que nadou mais de quinze horas com câimbras, dores nos braços, nas pernas, olhos sangrando devido à salinidade do mar, em meio a enormes tubarões e baleias, que nadavam ao seu redor. Várias vezes gritou pelo seu Deus. Seu companheiro que ficara na bóia foi resgatado por um barco pesqueiro.

Valdemiro diz que Deus enviou anjos para salvá-lo. Ele afirma que ficou inconsciente por algum tempo e, ao acordar, estava sendo carregado por dois anjos, que no início acreditava serem dois homens. Perguntou-lhes em que língua falavam e eles responderam em qualquer língua que ele soubesse, inclusive, a língua portuguesa. Os anjos aconselharam-no a não falar, apenas descansar, pois estavam ali para ajudá-lo. Não existem fundamentos racionais para esse depoimento, sendo muitas vezes considerado ou como mentira, ou como delírios devido às situações anecúmenas do náufrago.

Aos 16 anos, Santiago converteu-se ao evangelicalismo neopentecostal. Foi obreiro, pastor, bispo e membro da da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).Na Igreja Universal, atuou por 18 anos e se desligou em abril de 1998 após desentendimento com o líder Edir Macedo.Durante o período em que foi bispo da IURD alcançou destaque entre os demais pastores daquela igreja, tendo sido considerado um dos potenciais sucessores do líder e bispo Edir Macedo.

Alguns dias depois fundou a Igreja Mundial do Poder de Deus, que absorveu parte dos membros da Universal, e hoje conta com mais de 3 500 templos espalhados pelo Brasil, sendo a sua maioria no estado de São Paulo e de dimensões modestas, tratando-se na verdade de readaptações de garagens, estacionamentos e pequenos pontos comerciais.

Consagrado Apóstolo em 23 de Dezembro de 2006, pelo Bispo Josivaldo Batista e um grupo de Bispos da IMPD, Santiago nunca se formou em nenhum curso de teologia nem de oratória. Aproxima-se do povo com um discurso ora popular ora austero com constantes referências ao seu passado no campo. Suas concentrações seguem um formato pré-estabelecido caracterizado pela leitura de trechos da Bíblia previamente selecionados com destaque para a apresentação de supostos milagres durante o transcurso de toda a pregação.

Em umas das pregações conheceu Franciléia com quem se casou em seguida. Assim como seu marido, a bispa Franciléia nunca fez nenhum curso de teologia ou preparatório para pregar a Palavra de Deus. Atualmente o casal tem duas filhas.
Em agosto de 2008, a igreja e Santiago ganham notoriedade pela imprensa televisiva após fazerem a parceria com o Grupo Bandeirantes, para pregarem na Rede 21 por 22 horas e outras 2 horas produzidas pela rede. Em menos de dois anos, a imagem da igreja e do próprio fundador da igreja passa ser exibidas por outras redes de rádios e TVs brasileiras, além da Rede 21.

Em 2003, Valdemiro foi preso durante uma blitz em Sorocaba. Ele estava levando consigo uma escopeta, duas carabinas e munição. Mais armas e munição foram apreendidas em sua casa. Valdemiro alegou que as armas são de caça e estavam sendo levadas para um amigo.

Foi acusado de desviar os dízimos e as ofertas da instituição, através de filmagens em propriedades adquiridas por ele em nome da IMPD e documentos cartorários contendo sua assinatura e de sua cônjuge, a bispa Franciléia Santiago. Também foi acusado de usar irregularmente o passaporte diplomático com a sua esposa.

Atualmente, a Igreja Mundial do Poder de Deus fundada pelo Apóstolo Valdemiro Santiago é uma das denominações que mais crescem em número de fiéis.

Fonte: Variedades Gospel Veras / Com informações Wikipédia


Nenhum comentário:

Veja também:

POSTAGENS RECENTES