MENSAGEM DO DIA

Google+ Followers

Seja um seguidor(a)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ESTUDOS BÍBLICOS - AS ETAPAS DO PECADO NA VIDA DO CRISTÃO

Primeira Etapa: Descoberta   "... Quando vi ..."
Mateus 5:28 “Eu porém, vos digo que todo aquele que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela”

  • Eva viu que a fruta era boa ... e pecou.
  • Ló olhou para Sodoma ... e pecou.
  • A mulher de Ló olhou para trás ... e pecou.
  • Davi olhou para Bate-Seba ... e pecou.
  • Muitos pecados começam com um olhar!
  • Não escolha olhar para a coisa errada. Salmos 101:3 “Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará” - Provérbios 23:31-32 “Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim, morderá como a cobra e, como o basilisco, picará”
  • Não continue a olhar para a coisa errada. Afaste-se! Davi ficou olhando, até que fez a coisa errada! Provérbios 4:14-15 Não entres na vereda dos ímpios, e nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo”

Segunda Etapa: Desejo 
 "... Cobicei-os ..."
A luxúria é cobiça e a avareza é idolatria

  •  Acã pensou em fazer errado. Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”
  •  Acã provavelmente falou sobre fazer o errado. Nunca passe o tempo com alguém que vai falar com você sobre o pecado, ou que irá ouvi-lo sobre o pecado.
Terceira Etapa: Ação "...E tomei-os;..."

  •  Acã deu atenção demasiada para o pecado
  •  Acã deu muito tempo para o pecado. Tiago 1:15 “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”
Quarta etapa: A decepção  "...E eis que estão escondidos..."
Provérbios 28:13 “O que encobre seus pecados não prosperará, mas o que os confessa e deixa, alcançará misericórdia”
  • Adão e Eva se esconderam
  • Jonas se escondeu
  • Davi se escondeu
  • O pecador mente para a sua própria consciência
  • O pecador mente para seus próprios companheiros
Quinta Etapa: Exposição
Josué 7:14 “Pela manhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o SENHOR designar por sorte se chegará, segundo as famílias; e a família que o SENHOR designar se chegará por casas; e a casa que o SENHOR designar se chegará homem por homem”
Josué 7:18 “e, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, caiu sobre Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá”
Números 32:23 “Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o SENHOR; e sabei que o vosso pecado vos há de achar”
O pecado de Adão e Eva foi revelado como eles admitiram que sabiam que estavam nus e fizeram aventais, seus olhos se abriram.
O pecado de Davi foi revelado quando Bate-Seba engravidou e quando Deus disse a Natã para confrontar Davi sobre seu pecado. Além disso, Natã disse que Davi tinha dado aos inimigos ocasião para blasfemar do Senhor, porque eles provavelmente já sabiam de seu pecado.

  • Exposto perante o Senhor. Salmos 90:8 “Diante de ti puseste as nossas iniqüidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos” - Hebreus 4:13 “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas”
  • Exposto perante os pecadores perdidos. II Samuel 12:14 “Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do SENHOR, também o filho que te nasceu morrerá” Os inimigos do Senhor provavelmente já sabiam do pecado de Davi.
Sexta Etapa: Desastre
Josué 7:24-25 “Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, e a prata, e a capa, e a barra de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor. Disse Josué: Por que nos conturbaste? O SENHOR, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou-os”
Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”
Tiago 1:15 “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, quando é consumado, gera a morte”
O pecado de Acã destruiu sua família e seus bens, bem como a si mesmo. Da mesma forma:

  1. A. O pecado destrói pessoas
  2. O pecado destrói o prazer
  3. O pecado destrói a prosperidade
  4. O pecado destrói a pureza
  5. O pecado destrói a vida de oração
  6. O pecado destrói a paz
  7. O pecado destrói a produtividade
  8. A perda do testemunho
  9. A perda da oportunidade para o serviço na casa de Deus
Conclusão:
Evite o pecado; não faça provisão para o pecado, não dar ocasião ao pecado.
No entanto, se você tem pecado:

  • Enfrente o seu pecado
  • Confesse o seu pecado
  • Busque a limpeza para o pecado. I João 1:9. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”
  • Lança fora (abandonar) o seu pecado. Provérbios 28:13 “O que encobre seus pecados não prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”

Fonte:Sermão On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS RECENTES