Seja um seguidor(a)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CURIOSIDADES - TECNOLOGIAS QUE NASCERAM NO BRASIL

Infelizmente temos a cultura errada de achar que o que vem de fora é sempre melhor e esse pensamento torna muitos de nós incapazes de entender o nosso papel na evolução tecnológica que vivemos atualmente. Somos uma potência consumidora de tecnologia que tem aberto os olhos das grandes empresas. Estamos por exemplo em 2° lugar no ranking dos países que mais consomem tecnologia e entretenimento segundo levantamento da consultoria Nielsen. Mas, o nosso papel nisso tudo é bem mais importante do que pensamos, muita gente não sabe por exemplo que hoje, só conseguimos saber quem está nos ligando graças a um brasileiro.
Essa e mais algumas tecnologias foram inventadas por brasileiros, e se propagaram pelo mundo todo. Conheça alguma delas.

1- BINA
Já imaginou comprar um celular sem o recurso de identificação de chamadas? Essa tecnologia foi inventada por Nélio Nicolai, um eletrotécnico mineiro que inventou a tecnologia capaz de rastrear quem está efetuando a chamada através da identificação de sinais e fequência. Foi patenteado em 1977 mas só lançado em 1982. Para quem não sabe, BINA significa que “B” (receptor) Identifica o Número de “A” ( quem está ligando). Nicolai recebeu reconhecimento internacional pela invenção.

2- Rádio Transmissão
Em 1900, o brasileiro Roberto Landell de Moura fez a primeira transmissão de voz através de uma máquina sem a ajuda de fios, somente utlizando ondas eletromagnéticas e modulação de som. O feito era tentado no mundo todo, mas foi Landell o primeiro a conseguir. Infelizmente o governo brasileiro na época não ajudou a dar continuidade do projeto e apenas algumas patentes foram reconhecidas. Mais tarde o italiano Marconi foi devidamente financiado e desenvolveu a tecnologia para o mundo, consagrando-se como inventor mundial do rádio. Fizemos a nossa parte.

3- Walkman
O primeiro som portátil é nosso! Nascido na Alemanha e criado no Brasil, Andreas Pavel desenvolveu o primeiro aparelho reprodutor stereo de audio e portatil em 1972, que se chamava stereobelt. A Sony então iniciou a produção do aparelhos alguns anos depois e revolucionou a indústria fonográfica, dando a liberdade as pessoas de ouvir música em qualquer lugar, de um aparelho que cabia no bolso.

4- Kinect
Em 2010 fomos apresentados ao Project Natal que mais tarde foi rebatizado de Kinect. Uma revolucionária tecnologia para os games que nos permitia jogar sem a necessidade de controles, mas apenas utilizando comandos feitos pelo movimento de nosso corpo, rastreado por um sensor especial. O cabeça por trás desse aparelhos é Alex Kipman, um engenheiro curitibano que vivia a mais de 10 anos nos Estados Unidos quando inventou a tecnologia. Segundo ele a idéia para o kinect veio durante as férias em sua terra natal, onde se inspirou na vida sem botões, o nome “Natal” também vem de sua cidade preferida.

5- Uso de álcool para substituir gasolina
Em 1970 o engenheiro urbano Ernesto Stumpf desenvolveu e patenteou uma série de peças que constituíam o motor a álcool. O Dodge 1800 foi o primeiro carro a álcool no Brasil. Após a crise do petróleo alguns anos mais tarde o governo brasileiro entendeu a necessidade e apostou na invenção lançando o Pró-Álcool, um programa que incentivava o uso do combustível. O plano deu certo: atualmente, o país é o segundo maior produtor, o maior exportador e o primeiro a atingir o uso sustentável em etanol.

6- Maglev Cobra
Apesar dos trens maglex já existirem em alguns países, o Maglev Cobra foi desendolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é um projeto promissor na área de transporte publico. Movimentando-se através de levitação magnética, os trens maglev têm problemas de consumo para manter-se fora do chão. É aí que entra o dedo dos cientistas brasileiros: teoricamente, o projeto nacional não tem consumo algum, exceto um gasto em nitrogênio em estado líquido, um produto barato para universidades (cerca de R$ 0,80/litro). Até a implantação do sistema seria mais em conta do que um sistema de metrôs, por exemplo.

Pois é, podemos não ser os primeiros a utilizar a tecnologia quando a mesma é industrializada, mas sem dúvida temos um papel importante nessa evolução mundial.
É claro que ainda existem mais coisas ótimas que foram inventadas por brasileiros, mas acredito que essas tecnologias, pouca gente sabia que tinha a marca verde e amarelho em sua criação. Uma boa oportunidade para dar crédito e se orgulhar do nosso país, mostrando definitivamente que temos muito mais a oferecer do que carnaval , futebol e belas praias.


Fonte: www.igospel.org.br

Um comentário:

Anônimo disse...

A PAZ do SENHOR JESUS.
Gente quanta coisa interessante.Jamais eu poderia imaginar que o Kinect,nasceu no Brasil.Pra quem não sabe o Kinect e um asscessorio do videogame xbox360. Valeu Eduardo.
Ass.:Locutior.

Veja também:

POSTAGENS RECENTES