Seja um seguidor(a)

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PONTOS TURÍSTICOS - ATERRO DO FLAMENGO


O Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido como Aterro do Flamengo possui 1.200.000m² de área verde à beira-mar, foi inaugurado em 1965 . Do Aeroporto Santos Dumont a Enseada de Botafogo, o parque oferece as mais diversas atrações. Um roteiro interessante, por exemplo, pode ser iniciado no Museu de Arte Moderna, passando-se para o Monumento aos Pracinhas, a Marina da Glória, o Museu Carmem Miranda, até o Monumento a Estácio de Sá - fundador da cidade. Um espetáculo imperdível é a troca da guarda promovida pelas três Forças Armadas, sempre no primeiro domingo de cada mês, no Monumento dos Pracinhas. Também aos domingos e feriados o Aterro e suas pistas de rolamento ficam inteiramente liberados ao público, que aproveita para se dedicar às mais variadas formas de lazer.

Com arbustos floridos, uma profusão de árvores, compondo uma das mais visitadas e belas áreas de lazer da cidade. A idealização do parque foi de Lota Macedo Soares, de família da elite carioca. Não fez universidade mas foi aluna de Cândido Portinari e tornou-se uma esteta com conhecimento de arquitetura e urbanismo. Lota era também conhecida por sua curiosidade e conhecimento de plantas.

Lota teve a idéia de iluminar o aterro à noite para permitir passeios noturnos no parque. As quadras de esporte foram idéia sua, que são alugadas todos os dias do ano, inclusive de madrugada, quando ficam tomadas por times de várias associações. Com o aval do governador, de então, Carlos Lacerda, reuniu um grupo de amigos notáveis para materializar o projeto: o paisagista Roberto Burle Marx, o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho e os arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Sérgio Bernardes e Jorge Moreira.

Para a travessia dos banhistas em direção à praia do Flamengo, foram construídas passarelas com curvaturas suaves sobre as pistas expressas e passagens subterrâneas sob as mesmas. As pistas são fechadas ao tráfego nos domingos e feriados das sete às dezoito horas para permitir seu uso pelos frequentadores do parque. Ocasionalmente, as pistas são usadas para competições de atletismo e ciclismo.

O local também é usado ocasionalmente para shows de grande público. Diante da oposição dos vizinhos, que temem a incapacidade dos transportes e a depredação do parque, esses eventos têm se tornado menos frequentes.

As avenidas internas que cortam o parque fecham ao tráfego nos domingos e feriados das 7h às 18h.
Endereço: Av. Infante Dom Henrique - Flamengo 
                Rio de Janeiro - Brasil


Fonte: www.pt.wikipedia.org/wiki/aterrodoflamengo

Nenhum comentário:

Veja também:

POSTAGENS RECENTES