Seja um seguidor(a)

terça-feira, 14 de junho de 2011

CASSIANE - CD Viva

Após um período de dois anos e meio sem lançar um cd inédito, o álbum Viva marca a estréia de Cassiane na Sony Music. 

Os arranjos do maestro Jairinho Manhães estão equilibrados e inspirativos. Soube trabalhar bem o instrumental necessário para cada canção, utilizando-se de massas sonoras intensas até um simples “voz e violão”. 

Viva tem os típicos elementos de um disco pentecostal. No repertório, canções que falam sobre vitória, restituição, volta de Cristo, céu, unção; enfim, temas que não podem faltar num bom trabalho dessa linha. 

O time de vocais com Jairo Bonfim, Kátia Santana, Lilian, Adiel Ferr, Josy Bonfim, Roby Olicar, Sula Maia, Joelma Bonfim e Marquinhos Menezes dá aquela sonoridade especial. 

Destaca-se duas maneiras interessantes de se trabalhar uma canção iniciada com piano e voz. Em De uma forma diferente, a entrada do instrumental é discreta e ocorre com naturalidade ao longo da canção. 

Já em Sou um milagre de Deus, linda canção de Vânia Santos, que fala sobre transformação, a mesma pode ser sentida no contraste que surpreende o ouvinte entre a primeira parte com voz e um vocal discreto e depois a mescla de cordas, guitarra em distorção, um vocal mais agressivo e interpretação singular de Cassiane. Mescla interessante que também ocorre em Creia no milagre. 

Celebrarei tem um toque especial com o violão aço de Tavinho Menezes. As “paradinhas” características do maestro Jairinho estão presentes e bem aplicadas ao contexto. A participação do coro infanto-juvenil torna essa canção uma das mais interessantes do trabalho. 

Interessante e inteligente foi a abordagem do tema volta de Cristo feita pelo compositor Moisés Cleyton na música O Nazareno. Destaque para o clima de mistério produzido e da evolução do vocal, na primeira participação do Coral Renovasoul, que abrilhanta também a faixa Memorial de Deus. 

Os solos de guitarra no interlúdio e as intervenções do baixista Marcos Natto merecem uma atenção especial para canção Escolhido. 

O típico caso onde muitas vezes o menos é mais é o arranjo de Primeiro amor. Violão, cordas e voz fizeram uma combinação perfeita, na medida certa. 

Quem achava que o disco seria só “reteté”, se enganou redondamente. Pra não passar em branco,Desemborca o vaso é a canção pro pessoal fazer aquele piseiro na igreja (rs). 

Se você gosta de música pentecostal, esse disco é um prato cheio: Cassiane está viva e essa vitalidade pode ser sentida em sonoridades com toques de inovação no que estamos acostumados a ouvir nessa área. 


FAIXAS:
1. De uma forma diferente
2. Celebrarei
3. O nazareno
4. Escolhido
5. Sou um milagre de Deus
6. Creia no milagre
7. Memorial de Deus
8. A unção de Deus
9. Primeiro Amor
10. Desemborca o vaso
11. Águas da Unção
12. Não vai faltar
13. Faz-me viver outra vez
14. Jesus Cristo vem



Fonte: Super Gospel

Nenhum comentário:

Veja também:

POSTAGENS RECENTES